segunda-feira, 18 de junho de 2007

Nação Cabinda


A nação Cabinda, originária de Angola, adotou o panteão dos Orixás Iorubas, embora estas divindades Bantus teriam como nome correto Inkince.

Os Inkinces são para os Bantus o mesmo que os Orixás para os Yorubás, e o mesmo que os Voduns são para os Jêjes. Não se trata da mesma divindade, cada Inkince, Orixá ou Vodum possui identidade própria e culturas totalmente distintas. A linguagem ritual originou-se predominantemente das línguas Kimbundo e Kikongo; são línguas muito parecidas e ainda utilizadas atualmente. O Kimbundo é o segundo idioma nacional em Angola. O Kikongo, provém do Congo, sendo também falado em Angola.

Aqui no Rio Grande do Sul a raiz forte da Cabinda foi o Sr. Valdemar Antonio dos Santos, filho do Orixá Xangô Kamucá Baruálofina; e uma de suas descendentes foi a Sra. Madalena de Oxum, que se destacou grandiosamente dentro desta nação.

Outros que se iniciaram pelas mãos de Valdemar de Xangô, e alguns, com sua morte passaram para as mãos de Mãe Madalena de Oxum: Pai Tati de Bará, Mãe Palmira de Oxum, Ramão de Ogum, Moacir de Xangô (tinha o apelido de Guri Bontito), Pai Mario de Ogum e Pai Nascimento de Sakpatá, oriundo de outra nação. Depois foram surgindo outros ícones da nação Cabinda, onde podemos citar Pai Romário de Oxalá, filho de santo de Mãe Madalena de Oxum; Mãe Olê de Xangô, mulher de Pai Tati de Bará; Pai Henrique de Oxum, enteado e filho de santo de Mãe Palmira de Oxum; Pai Adão de Bará de Exu Biomi; Pai Cleon de Oxalá; Antonio Carlos de Xangô, Alabê e Babalorixá, Mãe Marlene de Oxum, filha de santo de Pai Romário; Pai Paulo Tadeu de Xangô; Pai Genercy de Xangô; Hélio de Xangô, Pai Adão de Bará; Didi de Xangô; João Carlos de Oxalá, de Pelotas; Juarez de Bará; Pai Gabriel de Oxum, que foi um grande Babalorixá da Nação Cabinda, filho de santo de Romário de Oxalá; Lurdes do Ogum; Enio de Oxum, também da casa de Pai Romário; Luiz vó da Oxum Docô, foi filho de santo de Pai Romário de Oxalá; Ydy de Oxum, filho de santo de Pai Henrique de Oxum, entre muitos outros que conservam, ainda, os fundamentos desta Nação tão importante nos rituais Africanos do Sul.

Os praticantes da Nação Cabinda também se valem dos rituais da Nação Ijexá, já que esta última é atualmente a modalidade ritual predominante aqui no Rio Grande do Sul; a diferença se dá basicamente no respeito à memória de seus ancestrais e a outros fatores como o início dos fundamentos da Nação Cabinda, que é justamente onde termina os das outras Nações: o cemitério.

O Orixá Xangô é considerado Rei desta nação, e é o dono dos Eguns, juntamente com Oyá e Xapanã; E o culto aos Eguns é tão forte que na maioria dos terreiros desta nação, se encontra o assentamento de Balé (culto aos Eguns); Os filhos de Oxum, Yemanja e Oxalá, podem entrar e sair de cemitérios quando necessário for, sem nenhum prejuízo a sua feitura, já nas outras nações estes só entram no cemitério em extrema necessidade; Se estiver acontecendo uma festa num terreiro de Cabinda, e se o Orixá Xangô, tendo recebido oferendas de quatro pés, e vier a falecer algum membro da casa ou da família religiosa, não ficará a obrigação prejudicada, conforme acontece nos outros terreiros, nos quais teriam que interromper toda a obrigação.

Os Orixás cultuados na Nação Cabinda são os mesmos da Nação Ijexá acrescentando Bará Elegba, Oyá Dirã e Oyá Timboá que são cultuados em alguns terreiros desta Nação. Na maioria das vezes as oferendas também são iguais com pouca diferença como por exemplo a obrigação do peixe que em alguns terreiros de Cabinda oferecem Pintado a determinados Orixás, que no Ijexá damos Jundiá.

56 comentários:

simone disse...

SOU NETA DE LEOBALDINA DO BARA(IN MEMORIA)SOU PRATICANTE DA NAÇÃO CABINDA DESDE OS MEUS PRIMEIROS ANOS DE VIDA,AMO MINHA NAÇÃO,E COM TUDO QUE VEJO AFIRMO:JAMIAS TROQUEI E JAMAIS VOU TROCAR DE NAÇÃO;UMA VEZ CABINDEIRA,CABINDEIRA ATÉ MORRER.MÃE SIMONE DE XANGO,AFILHADA DO BABALORIXÁ JORGE VERARDI DE XANGO

simone disse...

sou de oxum myua, queria saber sobre esta mae..agradeso des de ja a sua atençao

simone disse...

VENHO POR MEIO DESTE ESPAÇO, HOMENAGIAR PAI ENIO DE OXUM Q E UM GRANDE BABALORIXA DE CABINDA.

Paulo disse...

Caros amigos.
Visitem a página do Alapinin Paulo Braz Neto de Pai Adão, ele é o alapini do sítio de Pai Adão em Recife-PE - www.alapininpaulobraz.com
Atenciosamente
Paulo Jesus
obaolu@terra.com.br

cesar de ogum disse...

venho por intermedio desse espaço,homenagiar a Mae Maria de OXUM.pois ela e uma grande Yalorixa da Naçao Cabinda

Natalia disse...

Venho deste saldar meu a vó Henrique de Oxum(em memória)de todos babalorixás que conheceram...Venho tbm saldar meu grande babalorixá Pai Dário de Bará que com o qual amamos muito!Beijos Da suas filhas Natalia de Oxum e Jacira de Iemanjá

Natalia disse...

Venho aqui saldar em memória meu a vó Henrique de Oxum;Deixando um grande Babalorixá Pai Dário de Bará...Venho atraves deste deixar um grande beijo a ele...E agradecer o grande Babalorixá que és!Beijoes Natalia de oxum

lisa disse...

venho agradecer ao PAI CLAUDIO DA IEMANJA DE ESTEIO, filho do Pai Henrique da Oxum por tudo que fez
por mim. Lizete

luis henrique disse...

NUNCA VI O BABALORIXÁ JORGE VERARDI DE XANGÔ FALAR MAL DE UM IRMÃO DE RELIGIÃO. ENTRETANTO, VEJO PESSOAS DESPREPARADAS E VAIDOSAS FALAREM MAL DELE, SEM SEQUER CONHECÊ-LO! QUERO AGRADECER A AFROBRAS E AO PAI JORGE VERARDI DE XANGÔ POR TUDO O QUANTO FEZ E FAZ PELA NOSSA QUERIDA RELIGIÃO!

Victor de Xango disse...

quisiera contactarme con simone para ubicar a Pai Enio de Oxum de Porto Alegre

Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel disse...

Sou filho de santo do Babalorixá Tomé de Oxum Pandá e aproveito este espaço para agradece-lo pelos anos em que estou em sua leve mão. Um grande e humilde babalorixá da nação Cabinda.
Forte abraço meu pai.

Ile Reino de Ogum Onira disse...

deixo meu grande cumprimento aos irmão de mesma goa deixando também uma homenagem aos nossos orixas de culto cabinda claro e deixando claro sou babalorixa Leoni de ogum fundador e responsavel pela Sociedade Asé Reino de Ogum Ojugbedé fui feito por mãe Maria tirza de oliveira ou seja mãe tuca do de oxum oloba filha de pai genercy de xango filho de pai tati de bará desde ja deixou meu forte abraço e aguado vcs em meu site tbm http://ileafricnaoreinodeogum.k6.com.br .

jonatham do oxala disse...

Queria saber um poko das històrias e mitos sobre meu Pai Oxala desde ja agradeço axé!!!!

Tiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago disse...

QUERIA DEIXAR AQUI MINHA HOMENAGEM AO GRANDIOSO PAI GENERCI DO XANGÔ, CUJO TENHO MUITA ADMIRAÇÃO PELA GRANDE SABEDORIA QUE TEM SOBRE A NAÇÃO CABINDA.OBRIGADO PAI POR TUDO QUE FEZ E FAZ POR MIM DENTRO DESTA MARAVILHOSA RELIGIÃO.KAÔ KABIECILÊ! TIAGO DE OGUM.

andre disse...

Sou primo e filho de santo de Pai Enio de Oxum este homem e realmente um monstro sabe tudo e mais um pouco. Agradeço a ele por ter me aprontado nnesta naçao que e Cabinda.Se hoje sou um bom alabe agradeco a duas pessoa que são: Babalorixá: Valdir de Souza (apelido de "MACACO" e Enio de Oxum) toda minha gratidão é pouca. Um forte abraço.
Ass. Andre de Souza Athaydes

marcelo disse...

gostaria de deixar uma saldação ao grandioso babalorixá marcelo de oyá de poa partenon sua sabedoria pela cabinda é incrivel..parabens a este rico babalorixa.....

leda disse...

SOU NETA DE HERIQUE DE OXUM E FILHA DE SANTO DE PAI YDI DE UXUM DA NAÇAO CABINDA , SEMPRE RSSPEITEI , OS FNDAMENTOS QUE ELE ME ENSINOU.

Tati disse...

Gostaria de deixa explicíto o meu amor por miha Mãe de Santo, Mãe Jacira de Oyá neste dia tão especial!!! Epaheio minha rica mãe...me aceitou em teus braços como filha e me deu o conforto...te amo!!!!

Tati disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
felix disse...

Edmilson Filho de Xapaná
Venho por meio dessa agradecer e muito ao meu querido Pai Mario de Oxalá de Rio Grande RS que me levantou estendeu-me a mão na hora certa. A ti meu pai fica o agradecimento pelo que tu fez por mim o respeito eo amor que tenho pala Nação cabinda. Pai que fique registrado Amo o Senhor de coração pois tens em mim um filho fiél.

felix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogerio disse...

Sou filho de santo do PAI TOMÉ DA OXUM PANDÁ... No qual agradeço o acolhimento em sua casa e um grande abraço ao Meu padrinho Pai João do Xangô Godo e um feliz natal as meus irmãos...

simone e café disse...

sou simone de oyá neta de eufrasia de oxum (in memoria)apaixonada pela cabinda,concordo comminha chara tambem conheço pai enio de oxum e concordo plenamente em ele ser um grande babalorixá da cabinda beijuuus á todos

Jéssica ♥ disse...

Saldo minha babalorixá Jácira de Yemanjá e minha madrinha Natália de Oxum por tudo que tem me ensinado nesses tempos turbulentos da minha vida e por me guiarem pelo caminho da religião Afro, ainda tenho muito mais a aprender com elas COM CERTESA. MUITO OBRIGADA AMO VOCÊS. ♥

PS: Dario de Bará lanã (Meu avô) obrigada pela paciência e preocupação no meu aprendisado, com certesa estou bem amparada pelas tuas filhas Jacira e Natália.

SUPER BEIJOS JÉSSICA DE 0XALÁ

jacira disse...

sou filha de pai ANTONIO DE BARA BIOMI,neta de HELENA postuma DE OXUM EPANDA MIRE,pronta a 17 anos e me orgulho de ser afro descendente pois muitos são e tem vergonha de suas raizes se dizem batuqueiros mas porem esconde na escola de seus filhos falando de que são catolicos então aqui vai o meu forte abraço aos afros descendentes.

Tisso disse...

SOU FILHO DE PAI JOEL DE OXALÁ,VENHO DE UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ SOU FILHO DE XANGO AYRA MAIS MUITOS FALAM QUE EU POR SER FEITO NO CANDOMBLÉ NAUM PODERIA TER O MESMO SANTO NO BATUQUE ,MAIS EUESTOU MUITO FELIZ COM O ORIXA QUE TENHO MAIS QUERIA SABER DE VOCES O QUE ACHÃO JA QUE SÃO DA MESMA NAÇÃO QUE EU?

ιšα∂σяα Č.ੴ disse...

Venho saldar meu Babalorixá Genercy De Xangopelo grande pai que és para mim.

ιšα∂σяα Č.ੴ disse...

Venho saldar meu Babalorixá Genercy de Xangô,pelo grande pai que é pra mim.

aledobycabinda disse...

sou feito de oxalá na nação de cabinda e mto grato pela lida á meus orixás. filho de hulda de OGUM ONIRA axé

PAI CHARLES DE OXÁLA DE ORUNMILAIA disse...

SOU NETO DO PAI ADÃO DO BARÁ AGELÚ EXÚ BIOMI AMO MINHA NAÇÃO CABINDA E COMO DIZEM NÃO TROCO MINHA CABINDA POR OUTRA NAÇÃO ABRAÇO A TODOS!
PAI CHARLES DE OXÁLA DE ORUMILAIA

laura.2248 disse...

Laura
Estou procurando um Ilê da Nação Cabinda em Porto Alegre se possível na Zona Sul, mas que tambem tenha Umbanda e Quimbanda, pois era desta nação e não quero trocar amo..
Obrigada

laura.2248 disse...

Laura
Estou procurando um Ilê da Nação Cabinda em Porto Alegre se possível na Zona Sul, mas que tambem tenha Umbanda e Quimbanda, pois era desta nação e não quero trocar amo..
Obrigada

simone e café disse...

a todos irmãos de fé um bom axé! gostaria de homenagiar esta grande babalorixa Amanda de oxum pandá por sua luta e força em todos momentos de sua vida! agradeço por ser sua filha e tenho orgulho em ter aprendido com voce, o necessário para trabalhar neste culto que amo!atenciosamente simone de oyá niqué e adriano de xapanã sakpatá

Ilé-ọba Óbokún Àṣẹ Nàgó disse...

Caro amigo

quero parabeniza-lo pelo seu blog, e dizer que andei passando por vários posts, ao ver este, achei pertinente enviar uma segunda visão sobre a Kabinda Yoruba do batuque afrosul, diferente da cabinda Bantu.
Agradeço a atenção;

http://iledeobokum.blogspot.com/2009/05/nacao-kabinda-nago-e-os-costumes-ioruba.html

Grato pela atenção

junior disse...

sou junior d oxum adoco filho d marcelo de bara agelu naçao d cabinda feito por Joao carlos d oxala (postuma)da cidade d pelotas e fico agradecido por faser parte dessa raiz de cabinda axé

Danyzinha disse...

Embora minha mãe não veja este comentário, gostaria muito de homenagear a minha Mãe Iara de Ogum é uma mãe maravilhosa e não troco ela e nem a nossa feitura de cabinda por nada.

Alex da OBÁ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex da OBÁ disse...

VENHO POR MEIO DESTE ESPAÇO,HOMENAGIAR O PAI RÉGIS DO BARÁ LODÊ QUE É UM GRANDE BABALORIXÁ DE CABINDA E TEM ME ENSINADO MIUTO SOBRE ESTA GRANDE NAÇÃO!

Ed disse...

So neto do Pai Cleon de Oxala, e Filho do Pai Gustavo de Oxala Olokum de URUGUAY, (MANGA) parabens adorei a CABINDA, disiplina e ejemplo de vida - Eduardo de BARA LANA

denise disse...

DENISE DE OXALÁ sou neta de pai romario de oxala
filha de pai zé de ogum
muito obrigado pela acolhida em
sua casa meu pai,ao meu avo
reverencio seus conhecimentos
mantidos ate hoje por meu pai

denise disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dieguito disse...

Sou filho da querida Ialorixá Iara Tereza De Castro Guarnieri de Xangô Aganjú Aluá Omi, Neto Do Saudoso Babalorixá Hélio Helenito de Souza De Xangô Aganjú Oí,Bisneto Do Grande Babalorixá Adão de Bará Agelú-Exu Biomi,Tataraneto Do Ilustre Babalorixá Romário de Oxalá, etc...
E tenho muito orgulho de dizer que ainda praticamos com verdade e com carinho a nossa querida nação de Cabinda!!!
C.E.U e AFRO SÃO JOÃO BATISTA
Ialorixá Iara de Xangô
Rua Hélio Guarnieri,80 Pda 17-Vila Augusta/Viamão...
Grande Abraço e Axé

Diego De Xangô Aganjú Midiomi

Dieguito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fa.bijambo disse...

fabi fala... o suficiente q sei ja eo bastante,pra dizer que amo minha religiao,sou de cabinda e nao trocaria e nao troco por outra.filha de santa do pai ari do ogum

fa.bijambo disse...

fabi fala... o suficiente q sei ja eo bastante,pra dizer que amo minha religiao,sou de cabinda e nao trocaria e nao troco por outra.filha de santa do pai ari do ogum

gavo disse...

Boa tarde, Gostaria de saber de saúde pai Enio, eu não posso cominicarlos sua casa e através deste blog, me avise, obrigado

pai oxala disse...

bom dia sou babalorixa luis carlos de oxala.filho de santo mariazinha de oxum neto pai ze de ogum e bisneto de pai romario de oxala queria revirenciar estes babalaos pois ter me acolido ede dar contintinuidade a esta bacia que reverencio com muito orgulho.

Pai Robson de Xangô disse...

grande abraço a os grandiosos PAI VALDOMIRO DE IANSÃ DE PASSO FUNDO,PAI NENE DA OXUM PANDA E MEU PAI DILON DA OXUM ADOCÔ DE ERECHIM RG grandes babalorixas da nação cabinda! AXÉ A TODOS!

guasca disse...

olá pessoal sou bis neto do pai sarrafo do osanha e ja fui neto da benta da oya e venho pedir uma ajuda a todos queria conhecer um poco da bandeira da benta de oia , alguém conheceu ou faz parte dessa bandeira. dês de já agradeço a todos e um bom axé.

Dilza Senna disse...

Gostaria de saber ser aqu no Rio de Janeiro, tem algum pai de santo,porque fazendo pesquiza gostei demais sob a nação cabinda

Manoella Garcia disse...

ATRAVÉS DESTE ESPAÇO,GOSTARIA DE HOMENAGEAR O PAI MARCELLO D'OGUM ONIRA DE TRAMANDAI QUE ALÉM DE SER UM GRANDE BABALORIXÁ DE NAÇÃO CABINDA, TEM ME PASSADO UM VASTO CONHECIMENTO DESTA LINDA RELIGIÃO!

Nestor Tata disse...

Hola soy de buenos aires y estoy trtando de localizar a la mae mariad de oxun filia de pae romario si alguien me ayuda lo voy a agradeser

ricardo manhaes disse...

Boa tarde, dede já agradeço a oportunidade... e gostaria de saber se aqui em são Paulo capital tem alguma casa de cabinda. obrigado. Ricardo de Xango

Unknown disse...

Cabinda em São Paulo: Tem o Babalorixá Darlan de Ogum - https://www.facebook.com/babalorixaida.onire